domingo, 28 de fevereiro de 2010

FILHOS, A EDUCAÇÃO E O EXEMPLO







Querido, o melhor mesmo é ignorar os nossos filhos

Melhor do que atenção, a felicidade das crianças está na boa relação dos pais.

Os pais sonham com filhos bem sucedidos e felizes. Por isso, investem dinheiro e atenção na sua educação, inscrevendo-os em todo o tipo de actividades e controlando todos os seus passos. Mas, para atingir esse objectivo, devem passar menos tempo a tentar ser os pais perfeitos e investir mais no próprio casamento. Uma tarefa que pode ser difícil para as mães portuguesas, que os especialistas consideram excessivamente protectoras.

A tese de deixar os filhos em segundo lugar é defendida pelo terapeuta norte-americano David Code, no livro To Raise Happy Kids, Put Your Marriage First (Para Educar Crianças Felizes, Ponha o Seu Casamento em Primeiro Lugar, tradução livre em português). E é também apoiada pelos especialistas portugueses. O psicólogo Eduardo Sá alerta que os pais portugueses estão a "criar uma geração de imunodepressivos". Pois, hoje em dia, "as crianças já não brincam na rua, não comem fruta das árvores e não têm experiências", acrescenta. Por isso, o especialista lembra que "proteger não significa proteger de mais". A mesma opinião é defendida pelo terapeuta Rui Ferreira Nunes, que considera "mais prejudicial a sobreprotecção do que ausência pontual dos pais". Considerando mesmo que a influência das mães muito zelosas, como as portuguesas, "tem consequências muito negativas".

Outro problema é que muitas vezes, para dar atenção aos filhos, os pais esquecem-se da sua relação. Daí que os especialistas portugueses também chamem a atenção para a necessidade do casal investir em si. "É importante que os filhos saibam que os pais têm uma relação saudável ao mesmo nível da que têm com eles", refere Eduardo Sá.

Enquanto Rui Ferreira Nunes realça o efeito desse exemplo nas crianças. Já que "a imagem de afecto dos pais vai ser o modelo de relação na sua vida futura, tanto nas relações de trabalho como amorosas", entende.

O excesso de protecção e atenção que os pais dão aos filhos determina os seus comportamentos no futuro. Assim, não são estranhas as birras que muitos adultos fazem. "Quando as coisas não correm bem vemos adultos a fazerem birra ou a amuar", refere Rui Ferreira Nunes. Estas atitudes mostram que "foram crianças muito mimadas", acrescenta.

Além de que as pessoas que estão habituadas a ter sempre o que querem são mais dependentes e "menos consequentes no seu comportamento". Ou seja, "não prevêem o impacto que o seu comportamento tem nos outros", alerta o psicoterapeuta.

Menos convictos dos efeitos do excesso de protecção estão os pediatras Gomes Pedro e Luís Januário. O presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria entende que a protecção excessiva das crianças deve-se ao facto das famílias serem mais pequenas. Já Gomes Pedro considera que o bom senso deve imperar.

ANA BELA FERREIRA/JN

FOTO DA NET

GOLDFINGER



sábado, 27 de fevereiro de 2010

HEIDI MONTAG







Dez plásticas depois o marido gosta é do cabelo

Heidi Montag, uma das ex-protagonistas da série norte-americana "The Hills", que fez recentemente dez cirurgias plásticas num só dia, declarou à revista "People" que as operações foram "a melhor decisão" da sua vida. O marido, Spencer Pratt, elogiou-lhe o cabelo.

Segundo avança a Folha online, Heidi Montag, de 23 anos, declarou sábado passado em las Vegas que estava encantada com a sua nova aparência. A actriz, que fez recentemente dez cirurgias plásticas num só dia, não descarta novas operações "Eventualmente, para manutenção".

Em relação ao resultado das operações plásticas, Heidi afirmou que "uma das partes favoritas é o meu queixo. Acho que foi o que mais me animou", disse.

Além do queixo, segundo revela a Folha, Heidi Montag também ficou muito satisfeita com o novo tamanho dos seios, embora ainda queira melhorá-los. "Não ficaram tão grandes quanto eu queria."

Ainda segundo a Folha, o marido de Heidi Montag, Spencer Pratt, que também participou na série "The Hills", afirmou em jeito de brincadeira que o que mais gostou no novo visual da mulher foi o cabelo. "Continua a crescer de forma bonita e natural", disse.

DN Pessoas

Foto da Net

GOLDFINGER



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA...





Sem comentários

GOLDFINGER

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

NÃO RESISTI, TENHO DE PARTILHAR!







Composição aluno 9ºano das Caldas da Rainha "O Pipol e a Escola"


(Texto verídico retirado de uma prova livre de Língua Portuguesa,
realizada por um aluno do 9º ano, numa Escola Secundária das Caldas da
Rainha (para ler, estarrecer e reflectir...!!!))

Lindo futuro escolar....... Geração Phonix +Zonix + vodafnix + Uzix + Tmnix+optimix e outras tantas terminadas em ix...


REDAXÃO

'O PIPOL E A ESCOLA'


Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem
Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver
q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente
motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.

Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto
Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem
um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?

E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os
Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas
q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.


Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os
jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a
sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é
q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é
livro desde o
Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???

O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço
de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de
xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar
um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?


O pipol adorou!!!!

Obrigado André, esta está demais!!!

Foto da Net

GOLDFINGER



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O TRABALHO NÃO LHE TIRA A FORÇA NEM O VIGOR



Foto meramente Ilustrativa



Agricultor índio espera 31.º filho aos 80 anos

Um agricultor índio de 80 anos vai ter o seu 31.º filho nos próximos meses.

Segundo a agência índia IANS, Hussain Ali espera a criança da terceira das suas quatro mulheres.

Residente do estado índio de Assam, o homem reconhece que não sabe de cor os nomes de todos os seus filhos, mas reconhece-os pela cara.

Antes da criança que vai agora nascer, o filho mais novo de Ali é um bebé de dois meses da sua quarta mulher.

Hussain refere ainda que se sente um homem de “coração feliz”, mas diz que não se quer voltar a casar.

A família do indiano vive em casas separadas, num mesmo espaço no município de Mohkhuli, no distrito de Lakhimpur.

http://emm.newsexplorer.eu/NewsExplorer/

Foto da Net

GOLDFINGER


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

OS PORTUGUESES SÃO ASSIM






Resposta maciça à falta de sangue

Dádivas dos últimos dois dias permitiram ultrapassar carências. IPS recolheu 3604 unidades até ontem, segunda-feira dia 15 de Fevereiro 2010

O apelo para a dádiva de sangue, feito pelo Ministério da Saúde - com urgência, porque as reservas estavam a esgotar-se - surtiu efeito. Nos últimos dois dias, o Instituto Português de Sangue colheu 3604 unidades, seis vezes mais do que a média diária.

Há poucos dias, o Ministério da Saúde lançou umapelo urgente para a dádiva de sangue, porque as reservas estavam a esgotar-se e, em parrticular na zona Sul do país, dariam apenas para dois dias. Diariamente eram feitas uma média de 970 colheitas, quando são necessárias 1030. Com as mini-férias do Carnaval a aproximarem-se o cenário apresentava-se muito grave. A população ouviu o apelo e acorreu em massa aos centros do IPS. Em apenas dois dias, apareceram mais de quatro mil dadores.

"O apelo surtiu um efeito fortíssimo, agora é continuar, porque é preciso sangue todos os dias", alertou Gabriel Olim, presidente do instituto. "O IPS precisa de 1200 pessoas a dar sangue todos os dias", reiterou Marília Morais, directora do Centro Regional de Sangue do Porto, acrescentando que "só o Porto, nestes dois dias colheu 800 unidades, o que é muitíssimo bom". Gabriel Olim insiste que "a prioridade absoluta é que nunca falte sangue".

Um país de dadores

Segundo a estatística, Portugal tem meio milhão de dadores, um número muito razoável. Pela Parte do IPS, o esforço, diz o seu presidente, é diário. "Em termos de meios, as nossas capacidades estão a ser utilizadas ao máximo", garante.

De facto, o IPS colhe 62% do sangue do país, e os hospitais (e são 24 os que fazem estas colheitas) colhem 38%, ainda que, "na globalidade apenas colham 60% das suas necessidades", revela o presidente Gabriel Olim.

Os direitos dos dadores

Uma das justificações dadas para que o sangue estivesse em risco de escassez absoluta foi o frio. Gabriel Olim sustenta essa tese. No entanto, há associações, como, por exemplo, a Associação de Dadores de Aveiro, que apontam o dedo ao facto de os dadores nem sempre serem respeitados. "Os equipamentos dos centros de saúde e dos hospitais não lêem os cartões dos dadores. Assim, o dador não volta", apontou Joaquim Carlos, daquele organismo.

Gabriel Olim confirma que os novos equipamentos, que lêem os cartões de utente, não lêem os cartões de dadores. "Obviamente que estamos a tentar inverter a situação", prometeu.

Confrontado, por último, com o facto de algumas pessoas não poderem dar sangue por serem homossexuais, Gabriel Olim remata simplesmente: "Nós gostaríamos que os homossexuais pudessem dar sangue. Será uma questão de tempo".

LEONOR PAIVA WATSON/Jornal de Notícias/

Foto da Net

GOLDFINGER




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

É CASO ÚNICO OU HAVERÁ MAIS?






Ginecologista investigado por abusos sexuais de pacientes

Queixas de utentes do hospital de Aveiro na base da intervenção da Inspecção de Saúde

A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde está a investigar um médico ginecologista do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, por alegadamente ter abusado sexualmente de, pelo menos, uma paciente, apurou o "Jornal de Notícias".

Uma inspectora da IGAS esteve nas últimas semanas a efectuar diligências no Hospital de Aveiro. Falou com responsáveis da administração, com médicos e outros funcionários, bem como com uma alegada vítima. Contactado pelo JN, o director do Hospital de Aveiro, Francisco Pimentel, confirmou a investigação da IGAS. "Há um médico a ser investigado, é uma situação lamentável, mas resta-nos aguardar pelas conclusões da IGAS, sendo certo que tudo faremos para preservar o bom nome do hospital", adiantou.

O caso foi espoletado no final do ano passado. Primeiro através de uma carta anónima, presumivelmente escrita por uma das utentes, em que esta se queixava do referido médico, contando pormenorizadamente de que forma teria sido molestada sexualmente. A carta foi enviada para a IGAS, que a endereçou para o hospital de Aveiro.








Queixas seguidas

Poucos dias depois, e quando o hospital já estava a efectuar diligências no sentido de apurar a veracidade da queixa anónima, uma utente contactou directamente os responsáveis do hospital para se queixar do médico visado na carta anónima. A administração do "Infante D. Pedro" julgou inicialmente tratar-se da autora da carta anónima mas acabou por verificar que se tratava de um segundo caso. Tal como na primeira queixa, também a segunda mulher acusava o mesmo ginecologista de a ter molestado sexualmente através de contactos físicos considerados inadequados e da utilização de linguagem obscena.

Esta segunda situação foi comunicada de imediato pelos responsáveis do hospital de Aveiro à IGAS, que avançou para o inquérito, iniciado no mês passado.

"Anónimas", diz médico

A confirmarem-se as suspeitas, a IGAS entregará as conclusões ao Ministério Público e à Ordem dos Médicos de forma a que o processo se desenrole judicial e disciplinarmente, podendo a Ordem vir a proibir o médico do exercício da profissão. Contactado pelo Jornal de Notícias, o médico limitou-se a confirmar que está a ser investigado por "queixas anónimas".

O JN tentou falar com a utente que se queixou ao hospital, mas esta recusou. No entanto, fonte próxima da vítima, que a tem apoiado neste processo, adiantou que os abusos por parte do médico eram usuais, aproveitando-se do facto de estar sozinho com a paciente durante parte da consulta. "Farta de sofrer em silêncio, com medo de contar à família, por temer uma reacção violenta, contou-me o que se estava a passar e apresentou queixa no hospital", refere a mesma fonte.

JOÃO PAULO COSTA/Jornal de Notícias

Fotos da Net

GOLDFINGER



domingo, 21 de fevereiro de 2010

MAU TEMPO NA MADEIRA PROVOCA 32 MORTES




A tempestade que assolou a ilha da Madeira provocou 32 mortos e mais de 60 feridos, números confirmados pelo Governo Regional. José Sócrates já foi para o local e Cavaco Silva está a acompanhar a situação.

O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, João Cunha e Silva, revelou hoje que já estão confirmadas 32 vítimas mortais, provocados pela tempestade que assolou a ilha.

Além dos 32 mortos, o hospital do Funchal registou a entrada de 68 feridos, dois dos quais tiveram de ser sujeitos a intervenções cirúrgicas, revelou o governante.

Autoridades admitem que estes números possam vir a aumentar.

Por seu turno, o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, disse que está a preparar o envio a Bruxelas de "um pedido de apoio", com "documentação fundamentada".

Alberto João Jardim confirmou que já falou com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, com o Presidente da República e com o primeiro ministro.

O Governo pôs ao dispor os “meios de que a região precisasse inclusivamente meios financeiros”, acrescentou.

José Sócrates já viajou para a Madeira

O primeiro-ministro, José Sócrates, deverá chegar ao Funchal entre as 20h30 e as 21h00, disse à Lusa uma fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro.

"O primeiro-ministro aterra no aeroporto do Funchal, se as condições climatéricas assim o permitirem, e segue para visitar as zonas afetadas e ter encontros com o Governo Regional para se inteirar da situação", acrescentou a mesma fonte.

Presidente da República acompanha a situação

O presidente da República, Cavaco Silva, expressou hoje as suas “mais sentidas condolências” para com as vítimas do temporal que assolou a Madeira, sublinhando a solidariedade do Continente e manifestando a intenção de se deslocar brevemente àquela região.

“Às famílias que foram atingidas pela morte eu quero expressar as mais sentidas condolências, a todos aqueles que perderam os seus bens e os seus haveres eu quero deixar uma palavra de esperança”, afirmou Aníbal Cavaco Silva.

Numa comunicação no Palácio de Belém, o chefe de Estado adiantou ter recebido um telefonema do rei Juan Carlos de Espanha, que disse que o país vizinho “estava disponível para ajudar em tudo o que fosse necessário”.

“O rei de Espanha lembrou-me que tinha estado na ilha não há muito tempo numa visita e disse ter ficado absolutamente chocado com as imagens”, revelou Cavaco, referindo-se à visita que fez com os reis de Espanha em setembro de 2009.

Questionado sobre uma eventual deslocação à zona afetada pelo temporal, Cavaco Silva respondeu que irá fazê-lo “no momento apropriado”.

“Quando falei com o presidente do governo regional perguntei-lhe quando seria adequada a minha deslocação ao arquipélago e ficou combinado que seria depois de enfrentarem localmente toda esta situação e eu penso fazê-lo no momento apropriado e em articulação com as autoridades regionais”, referiu.

O chefe de Estado disse estar “desde manhã a acompanhar com toda a atenção a situação na ilha” e que manteve “contactos telefónicos com o presidente do Governo Regional e com o representante da República na região”.

“As imagens que nos chegam e o número de mortos, 32 de acordo com a informação que me foi dada, não deixam dúvidas quanto à dimensão da catástrofe que se abateu sobre a região da Madeira”, afirmou, sublinhando que, neste momento, a Madeira “precisa da solidariedade de todos nós”.

“É preciso ajudar todos os atingidos pelos temporais a construir o mundo que foi destruído”, disse, em jeito de apelo.

Cavaco adiantou que, na sequência da conversa que teve com Alberto João Jardim, contactou os chefes militares no sentido de enviar uma equipa de engenharia militar, “que pudesse rapidamente fornecer apoio na construção de pontes” para apoiar as populações e reduzir o isolamento em diversos locais da ilha.

“Estou convencido que não faltará a solidariedade aos madeirenses neste momento difícil", afirmou, manifestando o seu “apreço às autoridades locais e aos serviços de proteção civil locais”.

Questionado sobre se irá decretar luto nacional pela tragédia que se vive na Madeira, Cavaco esclareceu que essa iniciativa pertence ao Governo, mas que ainda não conversou com o executivo sobre o tema.

“É uma matéria que pode vir a ser ponderada, mas não sei que se neste momento essa é a questão fundamental”, considerou.

Cavaco rejeitou ainda as críticas à forte intervenção urbanística na Madeira, sublinhando que Portugal deve estar “concentrado” na solidariedade para com o povo daquela região autónoma.

O vídeo que se segue mostra alguma da destruição em Santo António - Funchal.

http://www.observatoriodoalgarve.com





sábado, 20 de fevereiro de 2010

BOM FIM DE SEMANA




GOLDFINGER

É PRECISO ESTAR ATENTO






Armas do crime. Sabe o que os seus filhos andam a fazer na internet?

Já viu as fotos que os seus filhos têm nas redes sociais? Sabe com quem falam na net? Provavelmente não sabe. 84,1% dos pais pensam que os filhos estão a estudar na internet – quando afinal estão nos chats







Conselhos para os pais menos atentos

Controlo parental: accione o software de controlo parental e bloqueie sites ou conteúdos indesejados. O Windows tem estes programas por defeito e há mais na internet. Mas saiba que também há desbloqueadores fáceis de encontrar no Google. Verifique com regularidade se os filtros estão activos.

Conhecer: sabe o que o seu filho faz na internet ou pensa que sabe? Um estudo do Projecto EU Kids Online, de 2008, concluiu que os pais portugueses são os que menos conhecem o que os filhos fazem online. Quando dizem que estão a estudar é possível que estejam no YouTube. 84,1% dos pais acreditam, mas eles estão nos chats.

Ensinar: a máxima “não fales com desconhecidos” é velha mas continua a servir. Às vezes os miúdos não entendem que publicar fotos à porta de casa constitui um risco, por isso os pais devem dar essas dicas desde cedo. Não é proibir, é explicar porque não se deve dar o número de telemóvel.







Ficar alerta: mudanças súbitas no comportamento ou na aparência indiciam problemas e é provável que venham na internet. Às vezes é só uma fase, outras vezes é um homem de 25 anos que corteja uma adolescente de 13 e a incita a pintar os lábios de vermelho. Ou um caso sério de cyberbullying.

Falar: há pais que compram um computador para os filhos e nunca perguntam mais nada. Não seja um destes pais. Manter as linhas de comunicação abertas parece conversa de panfleto mas é importante.

Ver: quando se trata de crianças ou pré-adolescentes, os especialistas avisam que o computador deve estar na sala e não no quarto. Há poucos motivos para que um miúdo de dez anos exija privacidade total quando navega na internet. Ou então não se esqueça de ver os relatórios do controlo parental.
Limitar: tal como não é razoável deixar crianças ver cinco horas seguidas de televisão, também não é deixá-las usar a internet a tarde toda. É aconselhável negociar um limite diário de uso e garantir que é cumprido. Nenhum bem pode advir quando uma criança se senta horas a fio à frente de um computador.

Atenção aos telemóveis: não serve de muito proibir a internet se o seu filho tem um telemóvel com acesso ilimitado. Tudo o que se vê num computador está disponível através do telemóvel; ou da consola. Os filhos mentem e podem estar a contornar as suas regras sem que se aperceba.






Os riscos que eles correm... mesmo quando acham que não

Fotos roubadas: ser uma estrela do Hi5 pode ser muito atractivo, mas publicar fotos em biquíni ou com a língua de fora numa garrafa de vodka vai atrair as pessoas erradas. Essas fotos podem ir parar a sites de pornografia e suscitar a atenção de terceiros com tudo menos boas intenções.

Ser enganado: é o amigo da mãe que precisa do número de telemóvel, o rapaz engraçado que quer ir beber café, a miúda que tem uma consola novinha em folha para vender. A hipótese de ser enganado na net é tão alta que a regra deve ser desconfiar. Todos mentem na net.






Cyberbullying: o perfil era um sucesso, mas de repente começaram a chover comentários maus. Chamam nomes, ameaçam, insistem. A melhor maneira de lidar com isso é não responder, NUNCA. Alinhar no jogo só piora a situação, garantem os especialistas.

Cair em armadilha: escrever o nome da escola em que andam? Nem sequer o nome verdadeiro deve estar no Hi5 e no Facebook. O que impede alguém de esperar na porta da escola? Ou de saber tanta informação sobre uma criança que pode passar por seu tio na recepção?

Dar cabo do pc: ele tem um antivírus e mesmo assim aceita o pedido de amizade de um desconhecido no Facebook, que envia links estranhos? Cuidado também com os jogos do Facebook e os atalhos. Nunca se sabe o que vai entrar pela porta de trás do computador.







Ser humilhado: Enviar um MMS com fotos em roupa interior pode não ser boa ideia, mesmo que a paixão seja grande. No dia seguinte, essa foto pode estar no telemóvel de toda a gente na escola. E ir parar ao mural do teu pior inimigo no Facebook. Uma vez na internet, não há nada a fazer.


Pôr os pais em risco: se calhar o joão12 não tem 12 anos e não quer saber de ti para nada. Quer é saber quando é que os teus pais estão fora e se costumam dar a volta à chave quando vão passear o cão. Ou se têm dinheiro para te comprar uma PS3 e um iPhone pelos anos. Porquê? Talvez lhes façam uma visita.

Ana Rita Guerra/ionline

Fotos da Net

GOLDFINGER



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"SEXTING"






Alertar os jovens para os perigos do "sexting"

Portugal participa em projecto para avaliar noção do risco

Alertar as crianças e os jovens para os perigos da publicação de conteúdos pessoais na Internet é um dos principais objectivos do Dia Europeu da Internet Segura, que se assinala hoje em mais de 60 países. O foco deste ano são as mensagens de "sexting".

Da contracção das palavras "sex" e "texting" nasceu a palavra "sexting", uma forma de designar as mensagens de telemóvel com conteúdos eróticos ou sexuais trocadas entre dois utilizadores e que, de um momento para o outro, podem saltar para o domínio público através da sua publicação na Internet. Sensibilizar as crianças e os adolescentes para estes perigos e para o facto de as mensagens que trocam com amigos ou namorados poderem, mais tarde, ser usadas contra eles como forma de chantagem, pressão ou embaraço é o objectivo da campanha "Think B4 U post!" (Pensa antes de publicares), concebida para assinalar este dia europeu.






Cristina Ponte, investigadora da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora para Portugal do projecto EU Kids Online, admite que "muitas vezes os adolescentes e jovens não têm a percepção da diferença entre o espaço público e o privado, nem separam o online do offline". Pelo que aplaude a decisão da Insafe - a rede europeia que trabalha na sensibilização para uma utilização mais segura da Internet - de decidir este ano alertar para a necessidade de um uso responsável da rede. E lembrar que qualquer foto ou conteúdo postado online permanece disponível para qualquer pessoa muitos anos após ter sido publicado.







Não é só dar computadores

Cristina Ponte admite que "nos últimos anos foi feito em Portugal um grande investimento na disponibilização do acesso aos computadores" - com os programas e-escolas e e-escolinhas, terão sido mais de 400 mil - mas lamenta que esse esforço não tenha sido acompanhado de "uma maior visibilidade das questões da segurança e do uso que se pode fazer da Internet", designadamente na formação dos pais e professores. "É como se se pensasse que só pelo acesso as pessoas chegam lá", desabafa, defendendo que deviam existir acções de formação para os pais (por exemplo, em associações de pais, juntas de freguesia e bibliotecas) e também para as crianças, através de jovens formadores.








Estudo envolve 25 mil crianças

Para avaliar o grau de conhecimento que as crianças e adolescentes têm dos riscos que correm na Internet, a rede EU Kids Online decidiu avançar com um inquérito europeu que vai envolver 25 mil crianças, entre os 9 e os 16 anos, naquele que será o maior estudo do género realizado na Europa. Portugal é um dos 25 países que participam neste inquérito que, segundo adiantou ao JN a coordenadora Cristina Ponte, vai envolver mil crianças e adolescentes e seus pais. O estudo, que estará no terreno nos próximos dois meses, tem por base um inquérito com várias perguntas que pretendem apurar os comportamentos dos jovens na Internet e abordar assuntos de risco, como o ciberbullying, a pornografia, as questões sexuais e os encontros offline com pessoas que se conhecem online. Os primeiros resultados serão divulgados em Outubro, num fórum na Internet.

Jornal de Noticias/ GINA PEREIRA

Fotos da Net

GOLDFINGER