segunda-feira, 13 de julho de 2009

RILKE - AS ELEGIAS DE DUÍNO





Como eu gostaria então de fugir a esta saudade: Oh, se eu voltasse,

se eu voltasse a ser criança e me fosse dado sê-lo e estivesse sentado

apoiando-me nos futuros braços e lesse a história de Sansão

e de como sua mãe gerou primeiro nada e depois tudo.

Não era ele já em ti um herói, ó mãe, não iniciou

em ti já, a sua escolha imperiosa?

Milhares fermentavam no seio e queriam ser ele,

mas, olha; ele tomou e deixou -, escolheu e pôde.

E quando arrasou colunas tudo isso foi como quando

saiu do mundo do teu ventre para o mundo mais estreito, onde ele

continuou

a escolher e a poder. Ó mãe dos heróis, ó nascente

de rios caudalosos! Vós, desfiladeiros,

nos quais, em pranto, saltaram do alto do coração,

jovens mulheres, futuras vítimas do filho.

Pois na vertigem do passar do herói pelas breves paragens do amor,

Cada bater de coração por ele o erguia ao alto,

e ele, ao findarem os sorrisos, já voltado – diverso.

Rainer Maria Rilke

Fotos da Net

GOLDFINGER


Sem comentários: