domingo, 31 de outubro de 2010

CAMINHA JÁ TEM UNIVERSIDADE SÉNIOR

Universidade Sénior do Rotary Clube de Caminha apresentada oficialmente aos caminhenses

28 Outubro de 2010 - Salão Nobre da Câmara Municipal de Caminha - 18,00h





Caminha já tem Universidade Sénior. A Universidade Sénior do Rotary Clube de Caminha (USRCC) foi apresentada dia 28, oficialmente, numa cerimónia que juntou professores voluntários, instituições parceiras e alunos. A apresentação pública ficou ainda marcada pela assinatura de Protocolos de Cooperação entre a Universidade Sénior e os 18 professores voluntários e de Protocolos de Cedência de Instalações entre a Universidade Sénior e várias instituições, entre as quais a Câmara Municipal de Caminha.




Flamiano Martins, vice-presidente do Município de Caminha, sobre a abertura desta instituição de ensino sublinhou que "é um dia marcante, porque é a vez do nosso concelho ter uma Universidade Sénior, o local onde a maturidade é enaltecida. É que o conhecimento não ocupa lugar, mas dá-nos um lugar na sociedade que deve ser de destaque, e é por isso que os seniores devem ser respeitados acima de tudo".





Sobre a importância da Universidade, Flamiano Martins salientou que "neste caso particular, a Universidade Sénior tem ainda mais valor porque surge de uma conjugação de esforços no concelho. Houve a percepção de uma necessidade, houve o anseio de concretizar o projecto, e depois não se depender da entidade do costume - o Estado. Pelo contrário, houve voluntarismo, houve iniciativa e o projecto cresce das mãos da sociedade civil".






Acrescentando que "o projecto mal arrancou e já obteve sucesso. Ao todo, são quase uma centena de pessoas as que já se inscreveram. Há turmas que já estão fechadas. É mais do que óbvio que a Universidade Sénior estava mesmo a fazer falta no concelho".





Por último, Flamiano Martins referiu que "a Câmara Municipal está disponível para continuar a trabalhar em conjunto pelo maior sucesso da Universidade Sénior do Rotary Clube de Caminha", rematou.





José Avelino Pedra, presidente dos Rotary Clube de Caminha sobre o surgimento da Universidade Sénior referiu que "este projecto surgiu, por entendermos que havia no concelho um vazio por preencher, para pessoas que de alguma forma estão desprovidas de uma tarefa diária com responsabilidade profissional, mas com vontade de partilhar com outros os seus saberes e até dar largas à sua força interior em aprender coisa diferentes que ao longo dos anos, por razões várias, não lhes foram possível concretizar".






Acrescentando que "neste sentido e em conformidade com o espírito de servir, iniciámos todo este processo, que constitui um desafio à nossa capacidade de trabalho e organização". Sobre o todo o processo que envolveu a criação da própria Universidade, Avelino Pedra referiu que "muitas foram as diligências que efectuámos. Mas em todas elas fomos recebidos com palavras de incentivo e cooperação". O presidente dos Rotary agradeceu a todos os parceiros pelo incentivo e colaboração.







A USRCC é um projecto da iniciativa do Rotary Clube de Caminha e tem como parceiros a Câmara Municipal de Caminha e Instituições Públicas e Privadas do concelho.





Até ao momento a Universidade Sénior conta já com cerca de uma centena de inscritos, de vários concelhos do distrito e da Galiza. As aulas começam já no próximo dia 3 de Novembro.


ROTARY CLUBE DE CAMINHA - 28 DE OUTUBRO DE 2010


A USRCC vai iniciar com um leque muito variado de disciplinas, designadamente expressão corporal, hidroginástica, informática, música, cerâmica, inglês, lavores, história do concelho, pintura/escultura, arte na cozinha, clube de leitura, origami, expressão dramática e saúde e nutricionismo, bem como com algumas actividades gratuitas. As aulas vão decorrer na Sede e no Pólo da Universidade, bem como nas Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora; Ancorensis, Cooperativa de Ensino; ETAP - Pólo Vila Praia de Âncora e na Casa do Orfeão.
Para o Executivo camarário a Universidade Sénior do Rotary Clube de Caminha é uma mais valia para o concelho de Caminha, já que as Universidades Seniores (UTIs) são sempre um espaço privilegiado de inserção e participação social dos menos jovens. Através das várias actividades desenvolvidas pelas UTIs (aulas, visitas, oficinas, blogs, revistas e jornais, grupos de música ou teatro, voluntariado, etc) os seniores sentem-se úteis, activos e participativos.

http://www.cm-caminha.pt/noticia.php?id=837

Fotos enviadas por companheiros de Direcção da USRCC

GOLDFINGER

3 comentários:

São disse...

Que tenha todo o sucesso, a Universidade, e parabéns a quem a concretizou.

Especialmente a esse senhor de barba e de fato muito elegante que está na ponta esquerda da última foto e de quem muito gosto.

Um abraço grande a vós.

Fatima disse...

António
Sei como andou embrenhado neste projecto.

Parabéns para si e para a Lídia.

Um grande abraço

big river disse...

Com todas estas modernices qualquer dia ainda te chamo Sr. Doutor António.
Abraço