Uma das romarias mais bonitas que conheço, das mais antigas e que continua a mostrar de forma supimpa toda a riqueza das tradições do Norte de Portugal. Portentosas as fotografias que valem por mil palavras.
Realmente estas festas mostram as riquezas das tradições e não só. Esta gente minhota sabe viver para elas mas quem cá vive percebe rápidamente como é gente de trabalho, franca, amiga, acolhedora, muito religiosa, sofrida mas alegre. Os usos e costumes do nosso povo, por aqui não são esquecidos, ao contrário de muitas outras regiões do país, infelizmente. No entanto, até acho que nos últimos tempos temos assistido a um renascer dessas tradições por este país fora.
A etnografia e a gastronomia estão presentes com muito calor e são acompanhadas com a alegria expontânea do povo que se junta em grupos tocando, cantando e dançando por todos os cantos. É tão contangiante que é ver visitantes a seguir estes grupos e a misturar-se para viver momentos que não mais esquecerão.
5 comentários:
Uma das romarias mais bonitas que conheço, das mais antigas e que continua a mostrar de forma supimpa toda a riqueza das tradições do Norte de Portugal. Portentosas as fotografias que valem por mil palavras.
Bem-hajas, António!
Beijinhos
Parabéns pela excelente reportagem.
Infelizmente , nunca vi o cortejo ao vivo, embora já tenha estado nas Festas .
Um bom final de semana para vós.
Olá Isabel
Realmente estas festas mostram as riquezas das tradições e não só. Esta gente minhota sabe viver para elas mas quem cá vive percebe rápidamente como é gente de trabalho, franca, amiga, acolhedora, muito religiosa, sofrida mas alegre.
Os usos e costumes do nosso povo, por aqui não são esquecidos, ao contrário de muitas outras regiões do país, infelizmente.
No entanto, até acho que nos últimos tempos temos assistido a um renascer dessas tradições por este país fora.
A etnografia e a gastronomia estão presentes com muito calor e são acompanhadas com a alegria expontânea do povo que se junta em grupos tocando, cantando e dançando por todos os cantos.
É tão contangiante que é ver visitantes a seguir estes grupos e a misturar-se para viver momentos que não mais esquecerão.
Diz o povo:
QUEM GOSTA VEM
QUEM AMA FICA!
Foi o que eu fiz. Fiquei!
Um beijinho para ti.
Bom domingo.
Olá São
Obrigado pelo elogio, mas eu sei que sou um desastre em fotos. Fiz o que pude.
Como já te disse em outro comentário, tens razões de sobra para voltares e assistir à festa toda. Agora só para o ano mas ficamos à espera.
Beijinhos.
As maravilhosas festas de que toda a vida tenho ouvido falar e que nunca vi.
Um abraço e bom fim de semana
Enviar um comentário