sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MOMENTO IDEAL PARA A COMPRA DE HABITAÇÃO




Saiba porque é a altura certa para comprar casa

Com a taxa Euribor no valor mais baixo de sempre, especialistas ouvidos pelo Diário Económico dizem que esta é a melhor altura para comprar casa. Até porque os preços já estão a subir.

Se está a pensar comprar casa, aproveite agora. A recomendação dos agentes imobiliários parece contraditória, tendo em conta que os preços estão a subir (vertexto ao lado), mas a lógica do imobiliário não é tão simples como isso e num mercado que envolve tantas variáveis, o preço acaba por ser apenas mais uma. Segundo Miguel Poisson, director-geral da ERA Imobiliária, são várias as razões porque agora é boa altura para comprar casa. "A taxa de juro é atractiva (1%), existe boa oferta no mercado, os bancos deixaram de ter um rigor excessivo e começaram a conceder mais crédito, e além disso existe mais confiança na economia", disse ao Diário Económico.

De acordo com os agentes contactados pelo Diário Económico, os preços estão a subir, mas ainda de forma ligeira, pelo que ainda é cedo para ter efeitos práticos no consumidor. Comparando os dados da Prime Yield (ver quadro em cima), só em algumas zonas de Lisboa e Porto é que se notaram as subidas dos preços no valor final da casa de Julho para Setembro deste ano. É por isso que Pedro Rutkowski, director geral da consultora Worx aconselha ao investimento, tanto dos promotores como dos particulares. "Os particulares têm agora uma boa oportunidade de comprar bem, por um bom preço. Para quem estava com dúvidas, esta é uma altura boa para concretizar a aquisição", referiu ao Diário Económico.

Para o promotor/investidor o conselho é que invista, mas de forma mais cautelosa, investindo nos produtos diferenciados e na reabilitação, e "recorrendo a parcerias, já que os bancos continuam a pedir um reforço suplementar o que obriga a um maior esforço financeiro".







Mercado já está a reagir

"Os promotores e investidores estão mais confiantes na retoma do mercado e consideram que esta é a fase ideal para avançar com os projectos de habitação", disse ao Diário Económico José Velez, director da Prime Yield. Prova disso são alguns empreendimentos que foram apresentados ou cuja comercialização arancou já no terceiro trimestre do ano. Por outro lado, também já se nota um aumento da procura de casas e a explicá-lo estão os bons resultados de mediadoras como a ERA, Remax ou Square. A ERA fechou Setembro a crescer 39% em comparação com Setembro de 2008 e 15% quando comparada com Setembro de 2007; a Remax diz ter crescido 23% entre Julho de 2008 e Julho de 2009, e 40% em Agosto, o melhor mês do ano segundo Manuel Alvarez, presidente executivo da Remax Portugal. Já a Square, em Setembro atingiu um volume de negócios acumulado de 63 milhões de euros, mais 35%.

Ana Baptista e Elisabete Soares / Económico Digital


Comentário:

“ POR FAVOR, ALGUÉM COMPRE A MINHA!!!”


Fotos da Net

GOLDFINGER




1 comentário:

gaivota disse...

também quero e digo "Comprem a minha casa!!!" está na ERA, mais uns tempos, é na linha do Estoril, na Parede, pode ser que aconteça...
beijinhos