terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ANO NOVO… VIDA VELHA… GASTADORA…



Compras e levantamentos superaram 2008



Gastámos mil milhões em apenas sete dias

Compras de Natal não fizeram desviar a atenção dos saldos

Os gastos com as prendas de Natal - traduzidos em recordes no multibanco - não travaram a vontade dos portugueses em "investir" nos saldos. De tal forma que entre 27 de Dezembro e 2 de Janeiro gastaram-se 1042 milhões de euros, mais 69 milhões que em 2008.

A abertura oficial da época dos saldos fez novamente disparar os movimentos (levantamentos de dinheiro e pagamentos de compras) com o cartão multibanco. Dados ontem disponibilizados pela SIBS (entidade que gere a rede do MB), mostram que nos sete dias corridos entre 27 de Dezembro e o dia 2 de Janeiro, os portugueses gastaram uma média de 148,85 milhões de euros por dia - ou 103 mil euros por cada minuto que passou. Um valor acima do registado no período homólogo do ano passado, apesar do agravamento da conjuntura de crise e de o desemprego se ter acentuado entretanto.

Considerados isoladamente os levantamentos e pagamentos, verifica-se que esta segunda operação foi a preferida e implicou quantias mais elevadas do que a primeira. Ou seja, entre 27 de Dezembro e 2 de Janeiro, a SIBS registou sete milhões de operações de levantamento de dinheiro (traduzidas num total de 485 milhões de euros). Já os 13 milhões de movimentos de compras serviram para fazer pagamentos no valor total de 557 milhões de euros. Somados, os dois valores resultam num gasto total de 1042 milhões de euros, o que equivale a uma média de 148,85 milhões de euros por dia.

Levantamentos mais avultados

Por comparação com igual período do ano passado - quando o início oficial dos saldos já coincidia com a data actual -, constata-se que este ano se gastou mais e se fizeram mais movimentos, ainda que o valor médio das compras tenha baixado um euro. Já o valor médio dos levantamentos ficou ao nível dos 69 euros registado em 2008, tendo superado a média (de 68 euros) verificada pelo Natal. Ou seja, nestes últimos dias, já com os saldos em marcha (e com a passagem do ano), os portugueses efectuaram levantamentos com o cartão multibanco de valor ligeiramente mais elevado do que na semana anterior, quando as compras de Natal estavam no auge.

Considerando todo o mês de Dezembro e até 2 de Janeiro, conclui-se que os portugueses bateram recordes nos levantamentos e nos pagamentos de compras através dos terminais automáticos do multibanco. Ao longo destes pouco mais de 30 dias, gastaram-se 5,75 mil milhões de euros (cerca de 500 milhões de euros mais do que no ano passado). o que dá uma média de 575 euros por pessoa. A maior subida registou-se nos pagamentos de compras (que aumentaram 11,1%).

LUCÍLIA TIAGO/Jornal de Notícias

Foto Leonel de Castro/JN

GOLDFINGER



Sem comentários: