terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PORTUGAL SOB UM MANTO BRANCO A TIRITAR DE FRIO






Neve cortou 64 estradas no País

Nevão atingiu Alentejo, norte e interior, causando vários acidentes. Mau tempo vai continuar

Um nevão cobriu ontem Portugal, sucederam-se acidentes e 64 estradas estavam ontem à noite cortadas, prevendo-se que algumas, como o IP4, a A23 e a A3, se mantenham assim até hoje de manhã, devido ao mau tempo previsto para a madrugada. A comitiva do Ministério da Administração Interna foi apanhada no meio do mau tempo e ontem à noite ficou "presa" na A24, uma das vias fechadas.






Envolvido num dos acidentes mais graves esteve um militar da GNR, que fazia o reconhecimento de estradas na serra da Estrela, que ficou ferido com gravidade quando a moto-quatro em que seguia se despistou. E em Gaia, onde ontem também nevou (ver outro texto), um casal de idosos foi encontrado morto em casa, tudo indica, devido a uma intoxicação com a lareira.

Em Montalegre, no distrito de Vila Real, vários autocarros com turistas que demandavam o Barroso ficaram retidos na neve e só puderam seguir viagem a meio da tarde. Aliás, o distrito de Vila Real era o que tinha ontem à noite mais estradas cortadas (12), seguido de Viseu (11) e Castelo Branco (10).







A neve surpreendeu também o Alentejo, tendo caindo com alguma intensidade durante o início da tarde em Campo Maior. Aqui chegou para cobrir de branco os telhados, ruas e praças. E até a estátua do comendador Rui Nabeiro ficou com neve "aos pés".

Os flocos de neve começaram a cair pela hora do almoço, situação que se manteve quase ininterruptamente durante mais de três horas, levando diversas pessoas, sobretudo famílias com crianças, a sair para a rua, onde pais e filhos aproveitaram este fenómeno raro no Alentejo para "brincarem" na neve. Diversos moradores contactados pelo DN dizem que nalgumas zonas o "tapete branco" terá atingido uma altura de cinco centímetros. "Quando a neve começou a acumular, caíram algumas árvores" e houve "dificuldades" na circulação automóvel, avançou fonte dos bombeiros.







Através da rádio local, os automobilistas foram alertados pela autarquia para retirarem as viaturas estacionadas debaixo das árvores.

Em Elvas nevou com intensidade à tarde, ta l como na zona da barragem do Caia, cujas margens ficaram cobertas de branco. Segundo a Protecção Civil, um fenómeno idêntico ocorreu em diversas localidades alentejanas. Embora com menor intensidade, o dia de ontem foi marcado pela queda de neve em Estremoz, Borba e Arraiolos, sobretudo entre as 06.30 e as 08.00, e na serra de São Mamede, em Portalegre, onde não nevava há cerca de quatro anos.







Já no interior do País é mais comum ver neve. Em Vila Nova de Paiva, nas terras da Lapa, Viseu, as temperaturas "desceram aos dois graus negativos, criando gelo que serviu de aconchego ao nevão que começou ao meio-dia", contou o comandante dos Bombeiros. Na vila, a água congelou nalgumas torneiras e poucos saíram de casa. Joana Tavares, uma das crianças que foi ver a neve pediu "mais neve nos próximos dias para não haver aulas".







De acordo com o Instituto de Meteorologia, frio deverá continuar nos próximos dias, com temperaturas a atingir valores negativos. Situação que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a prolongar até ao meio-dia de hoje o alerta azul para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

DN Portugal

Fotos da Net

GOLDFINGER

1 comentário:

gaivota disse...

está tanto friooooo, muito mau tempo! nós não estamos habituados a um inverno assim, tão rigoroso, chuva, vento e frio e queda de granizo!
o nosso portugal cobre-se de branco...
beijinhos