Passou 23 anos em «coma», mas afinal estava consciente
Erro de diagnóstico na Bélgica levou homem a permanecer numa cama de hospital sem conseguir comunicar
Na Bélgica, um erro de diagnóstico fez um homem passar 23 anos consciente e «amarrado» a uma cama, noticia a BBC. Os médicos estavam convencidos de que o homem estava em coma.
Rom Houben, que tinha 23 anos quando sofreu um acidente de carro que o deixou completamente paralisado, foi submetido a vários exames normalmente utilizados para diagnosticar o estado de coma.
Ao doente acabou por ser atribuído o estado de coma, mas o homem ouvia e via tudo o que acontecia à sua volta, sem conseguir comunicar com médicos, familiares e amigos. Só há alguns meses atrás exames com aparelhos de tomografia, de última geração, mostraram que o cérebro estava a funcionar de maneira praticamente normal.
Houben foi então submetido a várias sessões de fisioterapia e agora consegue digitar mensagens num ecrã de computador. «Nunca vou esquecer o dia em que descobriram qual era o meu verdadeiro problema. Foi o meu segundo nascimento», disse.
«Durante todo este tempo eu tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas ouvirem», acrescentou.
O neurologista Steven Laureys, que liderou a equipa que descobriu a situação de Houben, publicou um estudo há dois meses alertando que muitos pacientes considerados em estado de coma, podem na verdade estar conscientes.
TVI 24 Internacional
Comentário:
“Não quero nem pensar nos inúmeros casos semelhantes que existirão por esse mundo fora. O que mais me arrepia é pensar que durante estes anos todos Rom Houben viu e ouviu tudo o que se passava à sua volta sem que ninguém se apercebesse disso. E isto durou… VINTE E TRÊS ANOS!!! Os melhores anos da vida de Rom foram passados desta maneira. Arrepiante mas creio que a medicina tem evoluído o suficiente para ir minimizando estas situações.”
Foto da Net
GOLDFINGER
3 comentários:
Já tinha lido noutro blogue: é de arrepiar!! Simplesmente , de gelar de terror!!
Que DEus nos livre e guarde!!
Um abraço, Tonico.
É arrepiante e difícil de compreender como não detectaram mais cedo esta situação.
Bem-hajas!
Beijinhos
impressionante este caso...
e eu lembrar que há um mês alguém foi desligado por se verificar morte cerebral... seria mesmo? agora fico a pensar...
só tinha 28 anos, foi vítima de assalto e agredido, falo do joão, johnny b.! descansa em paz,amigo
beijinhos
Enviar um comentário