quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DAKHA PROJECT – DUBAI





Portuguesa eleita Mulher do Ano no Dubai

A história de... Mª do Céu Conceição, assistente de bordo

Na primeira visita a Dhaka, capital do Bangladesh, ficou de tal forma impressionada com a pobreza em que as crianças viviam que decidiu fundar uma ONG. Ontem, terça-feira, foi eleita Mulher do Ano, no Dubai.

Foi como que um valente murro no estômago aquilo que Maria do Céu da Conceição, 32 anos, sentiu quando, em Abril de 2003, visitou pela primeira vez Dhaka, capital do Bangladesh. Na companhia de algumas religiosas, conheceu um orfanato e um hospital onde as condições de higiene e salubridade estavam muito aquém dos mínimos a que estamos habituados no Ocidente.

"Senti que aquelas pessoas viviam no inferno. Aquilo que vi e que senti fez-me agradecer tudo o que eu tinha e repensar os meus valores", contou, ontem, ao JN. Reflexão essa que a levou a querer fazer algo para melhorar a vida das crianças dos bairros de lata.






Com a energia que lhe é por todos reconhecida e após o contacto com alguns voluntários locais, em Julho desse mesmo ano fundou o Dhaka Project, uma organização não governamental (ONG) que actualmente apoia 600 crianças e graças à qual, ontem, foi eleita Mulher do Ano 2009 na categoria de Acção Humanitária, pela "Emirates Women Magazine", dos Emirados Árabes Unidos.

Com a voz ainda embargada pela emoção, Maria do Céu sublinhou que valeu a pena tudo aquilo por que passou desde que aceitou o cargo de assistente de bordo na Emirates Airlines, em 2003.

"Nessa altura, eu vivia em Londres e era funcionária administrativa num hospital. O meu namorado de então não gostava que eu não tivesse um horário normal, das 9 às 5, e, por isso, fui ao centro de emprego. Surgiu a vaga e eu agarrei logo esta oportunidade única", recorda, dizendo que, desde então, vive no Dubai e que o namorado, seis meses depois, "se cansou" da sua nova vida.






A primeira viagem em serviço que fez a Dhaka acabou por transformar por completo a sua vida. "Começámos por ajudar 39 crianças, agora já apoiamos 600", disse, orgulhosa, explicando que todas serão acompanhadas pela ONG até completarem os 18 anos. "Só me sentirei completamente realizada quando elas acabarem a universidade", acrescentou.

O Dhaka Project oferece educação, alimentação e cuidados de saúde gratuitos a todas estas crianças. Desde 2007 que é gerido pelo Rural Services Foundation, uma organização local.

Esta não foi a primeira vez que Maria do Céu foi distinguida. Em 2007, venceu a categoria de "Mulheres Excepcionalmente Inovadoras e Criativas" da Rede de Mulheres Inovadoras e Inventoras da União Europeia.

FÁTIMA MARIANO/Jornal Noticias


Fotos da Net

GOLDFINGER


3 comentários:

gaivota disse...

grande Mulher!
parabéns pelo excelente trabalho que tem em mãos
beijinhos

Anónimo disse...

Sinto que gostava de fazer assim algo de útil nesta vida, mas deixo crescer mais uns anos o meu filhote, porque sou divorciada, depois hei-de ir numa missão, esta sua Maria do Céu , enche-me as meidas, adorei saber que existe. Sílvia

Anónimo disse...

gostaria de saber como fazer para ser voluntário