A Mostra
Os claustros do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça preparam-se para receber a XI edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.
O Refeitório, a Sala dos Monges e a Sala do Capítulo são as salas que dão as boas-vindas há mais carismática Mostra Conventual do País.
De
Com o objectivo de colocar Alcobaça numa dimensão internacional, como pólo de defesa da autenticidade das artes culinárias, os visitantes podem encontrar no certame variadíssimos doces e degustar as maravilhas conventuais.
A Câmara Municipal de Alcobaça aposta assim na tradição deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses nos Conventos de Alcobaça e Cós e das receitas conventuais constituem um menu de raros sabores, sobremesas e licores de grande requinte!
Apresentação
Das cozinhas dos mosteiros e dos conventos surgiram as mais maravilhosas doçarias, confeccionadas à base de açúcar e ovos.
Durante muitos séculos essas receitas ficaram no segredo dos deuses, mas com a abertura ao exterior, os segredos foram-se desvendando e hoje, as melhores delícias podem ser degustadas na mais carismática Mostra Internacional de Doces Conventuais. Pelo XI ano consecutivo, Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria, são o palco do evento que, anualmente, acolhe mais de 35 mil visitantes.
O amarelo-torrado é a cor predominante do mês de Novembro na cidade de Alcobaça, mais especificamente, ao longo das salas do Mosteiro de Alcobaça. O açúcar volta a ser, de
Sobejamente conhecida a nível nacional e internacional, a XI edição conta mais uma vez com a presença de cerca de 40 participantes, onde estão incluídas presenças estrangeiras de países como: Bélgica, França e Espanha e Brasil. Este ano a Autarquia espera ainda receber uma representação da Polónia (fruto das geminações estabelecidas com a cidade de Belchatów).
A Autarquia, que se assume como pioneira do evento desde 1999, continua a apostar no acontecimento cultural que anualmente mais visitantes traz ao concelho. Uma aposta que alia os sabores da gastronomia à cultura e ao património deixado pelos Monges Cistercienses.
Horários: 10h30 às 23h00 (Dia 15 encerra às 21h00)
Mosteiro de Alcobaça
Entrada: 1 Euro
Programa
Saboreie os melhores Doces Conventuais e assista ao variadíssimo leque de actividades da XI Mostra de Doces e Licores Conventuais. Música, dança, animação de rua, são algumas das propostas que lhe apresentamos. A não perder, de
Quinta, 12 Novembro
10h30: Inauguração
16h30: Entrega dos Prémios do Concurso de Doces Conventuais (Sala dos Monges)
Júri: António Silva
Filipa Vacondeus
Odete Silva
Amilcar Malhó
António Lourenço
Celestino Grave
18h00: Entrega dos Prémios do Concurso do Melhor Licor (Sala dos Monges)
21h00: Coro de S. Bernardo de Alcobaça (Sala dos Reis)
Sexta, 13 Novembro
21h00: Grupo de Danças Antigas Josefa d'Óbidos
Sábado, 14 Novembro
21h00: Grupo de Trompetes do Centro Cénico da Cela
Transmissão do Programa RTP
“Programa das Festas” (emissão em directo)
Das 15h30 às 19h00
14 de Novembro à tarde
Animação de Rua
Grupo de Teatro de S. Martinho
Casa da Cultura José Bento da Silva
14 e 15 de Novembro
Site oficial da Mostra
http://docesconventuais.terradepaixao.net/2009
Fotos da Net
GOLDFINGER
2 comentários:
Este ano não vou. Ou seja, vou tentar resistir e não irei...
:)
Beijinho
lá irei, certamente! quem sabe já esta noite...
é sempre de regalar a vista, como que não nos tentemos nos doces e licores, a deliciosa MSR!
beijinhos
Enviar um comentário