quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CHILE: MUSEU EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE PINOCHET






Desenhos e objectos guardados pelos prisioneiros

Foi inaugurado na segunda-feira o Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago, no Chile, que tem como objectivo perpetuar a memória daqueles que foram mortos, torturados ou que desapareceram durante a ditadura de Augusto Pinochet.

Registos audiovisuais, gravações de programas radiofónicos, desenhos e objectos guardados pelos prisioneiros são alguns dos exemplos do que os visitantes poderão ver no museu.

A inauguração acontece dois meses antes do fim do mandato de Michelle Banchelet e seis dias antes da segunda volta das eleições presidenciais, cujos principais opositores são Sebastián Piñera, de direita, e Eduardo Frei, de centro-esquerda.

Depois de enfrentar o preconceito do país ao ser a primeira mulher a ser eleita presidente e de suportar várias manifestações, Michelle Banchelet termina o seu mandato como uma das presidentes mais populares do Chile. A sua política económica contribuiu em grande parte para a sua popularidade.


SÁBADO

Foto da Net

GOLDFINGER




2 comentários:

Maria disse...

Entretanto, por cá, a promessa feita por Mário Soares ao repto que lhe lançou Álvaro Cunhal no cemitério dos Prazeres, aquando do funeral de um anti-fascista, de se criar um Museu sobre o Fascismo, para que as gerações vindouras soubessem o que existiu em Portugal, ficou escondida na gaveta....

Um beijinho, António

Goldfinger disse...

Olá Maria

Curiosamente eu sabia desse Museu sobre o Facismo e estive para falar no assunto mas como não sabia exectamente como tinha surgido a proposta, não o fiz.
Estou inteiramente de acordo contigo, por cá ele deveria ser feito pois haveria muita coisa para mostrar, até porque a nossa juventude e alguns outros a quem nunca interessou a democracia, anda esquecidos desses tempos.

Um beijinho Maria