quinta-feira, 26 de março de 2009

CIENTISTAS PORTUGUESES



Cientistas portugueses desenvolvem químico mais eficaz contra o cancro

Uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e vários investigadores internacionais desenvolveram um novo composto químico que dizem ser mais eficaz no combate a doenças cancerígenas.

O novo composto irá agora passar a uma nova fase de testes e poderá demorar cerca de dois anos para ser finalmente testado em humanos. Mas a equipa está motivada nos resultados, uma vez que este composto já foi aprovado em diversos testes, com resultados sempre muito positivos. Comprovou ser mais eficaz do que compostos utilizados actualmente, como a cisplatina, usada nos cancros da cabeça, pescoço ou testículo, apresentando ainda um menor nível de toxicidade em células não cancerígenas.

O novo composto químico, que ainda não tem nome, permitirá combater o cancro da mama, no útero, da língua e também a leucemia. Os testes in vitro que se avizinham nos próximos dois anos permitirão conhecer outros tipos de cancro passíveis de serem curados, assim como eventuais efeitos negativos que ainda não foram detectados.

msn notícias/sentido das letras

Fotos da Net

GOLDFINGER



5 comentários:

Maria disse...

Tivessem os nossos cientistas mais meios e mais dinheiro para a investigação....

Beijinho, Goldfinger

Mare Liberum disse...

Não conheço bem a atribuição de verbas para o desenvolvimento científico mas os nossos cientistas bem merecem uma boa maquia. É que estão entre os muito bons!

Bjinhossss mil

Bem-hajas!

Dalinha Catunda disse...

Olá meu amigo,
Que o futuro seja promissor para que os cientistas possam melhor nos ajudar.

Para você um bom final de semana e boa recuperação.
Um abraço,
Dalinha

Maria Faia disse...

Ora aí está uma boa notícia para todos nós.
Bem haja quem dedica a sua existência ao bem estar da Humanidade.

Um abraço amigo e votos de Bom Fim de Semana,

Maria Faia

Laura disse...

Que bom termos Cientistas dos bons (também tenho uma a começar...acaba o doutoramento este ano, tem 25...com 21 estava formada em Biologia Aplicada, 17 nas notas finais e 20 de estágio, aqui na Univ do Minho) e já a ser conhecida, ela merece, é dedicada ao trabalho!)(não é vaidade nem orgulho, é apenas felicidade de te ruma filha que além de tudo isso, é um amor e para mim..o máximo que uma filha pode ser...)
Que bom que os nossos Cientistas vão descobrindo o que mais falta faz, algo que trave os cancros de vez...E aquELE que tudo pode, envia a Sua ajuda através dos nossos Cientistas!... Oxalá dê certinho, certinho mesmo...Um beijinho da laura.