A crise acaba este ano…
Ben Bernanke quebrou o silêncio para dizer aos norte-americanos que já vê sinais que anunciam tempos melhores. Mas admitiu que o mundo esteve à beira da bancarrota
A recessão nos EUA deverá terminar no final deste ano e a retoma começará já no próximo. A previsão é do presidente da Reserva Federal Americana (FED), Ben Bernanke, que ontem garantiu estar afastado o perigo de uma depressão igual à de 1929. Isto no mesmo dia em que o próprio FED anunciou que a produção industrial no país caiu para um mínimo de sete anos. "Veremos o fim da recessão provavelmente este ano e veremos a retoma no início do próximo ano. Ela vai acelerar com o tempo", declarou Bernanke ao programa "60 minutos", da televisão CBS.
Esta é a primeira vez em 20 anos que um presidente em exercício da FED, o banco central mais poderoso do mundo, concede entrevista a um canal de televisão, um sinal da gravidade da situação económica do país. Bernanke reconheceu que o desemprego vai continuar a degradar-se e a taxa de desemprego poderá ultrapassar os 8,1% previstos em Fevereiro, mas afirmou ver sinais que anunciam tempos melhores. "Penso que se conseguirmos estabilizar o sistema financeiro veremos um declínio menos rápido, antes de uma estabilização que vai servir de fundamento à retoma", insistiu Bernanke. Para o patrão do FED, o maior risco para a economia actualmente é "que não se tenha vontade política. Que não se tenha a vontade de resolver este problema e que se deixem as coisas seguirem o seu curso". Até porque, admitiu, o sistema financeiro mundial esteve à beira da bancarrota no Outono passado. "Foi uma situação muito perigosa", insistiu Bernanke.
Obama dá mais uma ajuda
O FED anunciou ontem que a produção industrial nos EUA baixou em Fevereiro pelo quarto mês consecutivo, recuando 1,4% face a Janeiro, e o Presidente Barack Obama anunciou um plano para reactivar o crédito destinado às pequenas empresas. O programa usará fundos retirados do pacote de estímulo fiscal de quase 790.000 milhões de dólares aprovado no mês passado.
Notícia do 24 Horas
Foto da Net
Comentário:
Haja alguém que nos venha injectar uma dose de esperança, porque as notícias diárias sobre a crise e o agravar da crise, reforçando a ideia de que as coisas ainda vão piorar mais, são constantes e mais que muitas.
Finalmente, alguém conceituado e devidamente credenciado para uma afirmação destas, serviu em bandeja televisiva uma dose de confiança que nos faz ainda acreditar que se o homem quiser, o mundo pula e avança…
Claro que cá por Portugal, as coisas não são bem como se passam na América, mas a verdade é que andava preocupado pois tenho visto o Governo Americano alinhar pelo mesmo teor de notícia pessimista.
Desta vez, alguém acredita que a recessão acabará no fim deste ano, embora admita e reconheça que o mundo esteve à beira da bancarrota.
HAJA ESPERANÇA! HAJA FÉ! HAJA CORAGEM!
Os portugueses, sempre tiveram fama de saber dar a volta às suas crises. Eu ainda acredito, mesmo desanimado.
GOLDFINGER
3 comentários:
Haja Esperança! Haja Fé! Haja Coragem!
Concordo contigo, amigo. Apesar da crise, baixar os braços será uma hecatombe.
Jinhos mil
Bem-hajas!
Olá amigo! Que saudade! Desculpe o sumiço mas precisava de uma tempo para organizar meus pensamentos...venho aqui lhe agradecer o carinho e dizer que o Blog continua, e lhe agradecer todo o carinho e atenção, cá deste Brasil que tanto lhe admira...este mês é o aniversário do Blog, faz 2 anos...e neste tempo aprendi muito consigo e cultivei uma enorme amizade, pela qual sou muito grata, e que me fez permanecer neste mundo virtual...Obrigada pela constante presença e carinho!!! Espero que me perdoe o silêncio, mas cá estou falante novamente...
Beijos
sim, goldfinger, haja fé!, esperança! e coragem, muita corgem!!!
a senhora vendedeira do sítio da nazaré está mesmo a dormir... mas o cãozito toma conta das coisas! ainda por lá está!!!
beijinhos
Enviar um comentário