quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ENSINO SUPERIOR





Descubra as Universidades que as empresas preferem

O Diário Económico lançou um inquérito às maiores empresas portuguesas para saber que cursos e universidades escolhem na hora de recrutar e revela agora as respostas.

A Universidade Técnica de Lisboa surge na 1ª posição como a preferida das cinquenta empresas que responderam ao inquérito. Seguem-se a Universidade Católica, a Universidade do Porto, o ISCTE e a Nova de Lisboa. Se olharmos para os resultados por sectores de actividade os ‘ranking' mudam significativamente. O ISCTE e a Universidade do Porto lideram a tabela das preferidas no sector dos serviços. A Católica surge no topo da lista na indústria alimentar e na área das consultoras. O Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa é o preferido nas construtoras e fabricantes de Automóveis. O ISEL e a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal são os politécnicos a surgir na lista. Nas privadas, as universidades mais referidas são a Lusófona, Lusíada, Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e IADE.






Se olharmos para os resultados por licenciaturas, Gestão é o curso mais procurado, seguindo-se Economia. Os licenciados em Gestão parecem estar a ganhar terreno aos engenheiros, que tradicionalmente eram contratados para ocupar cargos de gestão das empresas. Mas o curso de Engenharia deverá continua a ser um passaporte garantido para o emprego no futuro. "Faltam, actualmente, cerca de 50 mil engenheiros na Alemanha e o défice deve chegar aos 200 mil em 2017", refere Pedro Henriques, director de Corporate and Human Resources da Siemens Portugal. Uma tendência que também se verifica em Portugal. O resto da lista dos cursos mais procurados é preenchida por uma longa lista de engenharias e alguns cursos de gestão. Empresas preferem cursos pré- Bolonha

Revelador é o facto da maioria das empresas rejeitar os cursos de três anos e preferir contratar licenciados pré-Bolonha ou diplomados com o mestrado. A falta de maturidade é a justificação apontada para este fenómeno. "Apesar da preparação técnica e científica ter vindo a melhorar, hoje somos confrontados com jovens mais imaturos" diz Ana Medeiros, directora de Recursos Humanos do Grupo Martifer.






Universidades devem apostar nas ‘soft skills'

Quando questionadas se as universidades preparam os licenciados para o mercado de trabalho, a maioria das empresas reconhece uma aproximação das formações às necessidades do mercado de trabalho. Mas quase todas apontam a necessidade das escolas reforçarem a componente de desenvolvimento comportamental e ‘soft skills'.

"Nota-se alguma evolução mas não a suficiente", refere Filomena Pascoal, do Gabinete de Comunicação e Imagem da Caixa Seguros. Para a PT as universidades preparam bem "na perspectiva do ‘know how' técnico e capacidade de aprender e de trabalho, mas pouco em competências comportamentais e de liderança".

Fernanda Moura, directora de Recursos Humanos da Edifer sublinha que os alunos deveriam ter "mais trabalhos/experiência prática e formação comportamental, sobretudo a nível de liderança, planeamento e gestão do tempo".






Também Isabel Peres, directora de recursos humanos da Mota-Engil, afirma que as universidades "descuram por vezes a questão das 'soft skills', determinantes na performance de um jovem quadro em início de carreira". A falta de experiência prática é outro das falhas apontadas. "É lamentavelmente curioso que a maioria dos novos engenheiros civis tenha tido um contacto muito reduzido com a realidade de uma obra durante o seu percurso académico", diz Fernanda Ribeiro, da direcção de recursos humanos da Soares da Costa.

Para a BP Portugal, as universidades deveriam "criar as condições ideais para que os alunos possam tão cedo quanto possível integrar projectos, ainda que pontuais com parte integrante dos currículos dos cursos que enriqueçam e aproximem o seu conhecimento da realidade empresarial"






Outra das soluções apontadas são os "estágios de longo curso" ou "parcerias com empresas que pudessem ministrar seminários sobre, algumas temáticas" que tornem os cursos "mais ajustados à realidade do mercado de trabalho" propõe Carla Marques, do Grupo Select Vedior. Até porque os licenciados continuam a ter uma imagem distorcida da realidade das empresas. "Os alunos saem da universidades com um grau de expectactiva muito elevado, por vezes inadaptado às características do mercado de trabalho", refere Ana Rita Pinho Branco do Montepio Geral.

Madalena Queirós / Diário Económico








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