segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TURISMO SÉNIOR NUMA MANHÃ DE OUTUBRO, VÉSPERA DE ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS




Sábado 10 de Outubro de 2009, véspera de eleições, 11 horas da manhã, marginal de São Martinho do Porto.





Inúmeros autocarros de passageiros, oriundos dos mais diversos cantos do país, foram estacionando à entrada da Vila, do lado de Salir do Porto e debitaram centenas de turistas de Turismo Sénior que inundaram a marginal num vai e vem calmo e sereno, bebendo cada minuto do passeio como se fosse o último e era vê-los colorindo uma bela manhã de Outono.






Nos cafés da Vila, o movimento notou-se e faziam-se filas de espera para serem atendidos. Não era para o cafezinho não senhor, era para a garrafinha de água ou para uns bolinhos que o passeio ia continuar e “homem prevenido vale por dois”, pois atão! E uma visita ao WC também fez parte do roteiro.






É assim São Martinho do Porto nesta época. Dá gosto ver.






Depois, na Primavera, quando o Verão se aproxima e o tempo o permite, uma nova “fornada” de visitantes aqui vem passar um bocado do seu dia. São as crianças das muitas Escola, do nosso e dos Concelhos vizinhos, que salpicam de alegria e cor o areal da nossa praia, a praia das crianças precisamente.







A ausência de ondulação na baía, o extenso areal e o clima ameno convida os professores e educadores a trazer os seus “meninos” à praia, onde a segurança facilita a sua tarefa de vigilância.






É curiosa esta “dança” que se repete todos os anos e é sinal de que São Martinho do Porto faz já parte de um roteiro turístico que está para além dos meses de Verão. Estes turistas não procuram muito sol, nem muita animação.






Querem apenas apreciar e aproveitar o que de melhor São Martinho lhes pode dar: PAZ e SERENIDADE!





Que voltem sempre e que nós saibamos recebê-los da melhor maneira, se bem que ainda não vi ninguém preparar animadores culturais para lhes dar as boas vindas.






Era bonito, enobrecia a população e mostrava que sabemos ser solidários e generosos.







Fotos cá do rapaz

GOLDFINGER



5 comentários:

Maria disse...

Essa baía está cada vez mais bonita...

Um beijo, Goldfinger

Elvira Carvalho disse...

Boas fotos a ilustrarem um sítio que é realmente muito bonito.
Um abraço

Branca disse...

Olá Mano,

Saudades que tenho de vir aqui, de ti e de S. Martinho do Porto. Jà passaram 20 anos desde que passei por aí fárias de Verão, por duas vezes.
A Baía ela belíssima e calma como dizes.
Tenho saudades e hei-de voltar.
Deixo-te um beijinho e espero que o sono não me deixe demorar a voltar.
É o peso da iddae, hihihi!
Beijinhos.
Branca

gaivota disse...

pois é, s. martinho... mas, desculpa lá, antónio, prefiro a nazaré! mais marrrrrrrrrrrrr, areallllllllllll e as gaivotas, as minhas princesinhas!!!
beijinhos

Filoxera disse...

Conheço o local, passeio e esplanada...
:-)
um beijinho.