sábado, 7 de março de 2009

CIÊNCIA AVANÇA…


Cientistas acreditam ter descoberto a causa dos cabelos brancos.

Os cientistas da Universidade de Bradford, no Reino Unido, trabalharam em conjunto com os especialistas das Universidades Mainz e de Luebeck, da Alemanha, tendo concluído que os cabelos grisalhos são causados pela grande acumulação de peróxido de hidrogénio devido ao desgaste do folículo, o que bloqueia a pigmentação natural do cabelo.

A perda da cor nos cabelos é aceite como parte do processo de envelhecimento, mas especialistas afirmam que a compreensão de como o cabelo fica branco pode ajudar na descoberta de uma forma de prevenção.

A investigação foi publicada na revista científica Faseb, da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental. Segundo o coordenador do estudo, Karin Schallreuter, os especialistas examinaram culturas de células de folículos capilares humanos.

"A descoberta é um grande avanço na compreensão da descoloração do cabelo e traz novas ideias para combater o problema", disse Schallreuter, citado pela BBC.

Através das análises feitas, os cientistas descobriram que a acumulação de peróxido de hidrogénio foi causado pela redução de uma enzima que tem como função transformá-lo em água e oxigénio.

Noticia Net





Comentário:

Cá por mim até acho que os cabelos brancos dão um certo charme e por isso este não é um problema que me aflija muito. No entanto se esta descoberta trouxer algo de novo para a conservação da saúde física e mental do homem, que não seja apenas o evitar do cabelo branco, então penso que vale a pena continuar a pesquisar.

Fotos Net

3 comentários:

Mare Liberum disse...

Um homem de cabelo grisalho é charmoso mas o mesmo não digo quanto à maioria das mulheres. Não tenho ainda cabelos brancos mas até gostava de os ter como a minha saudosa mãe. Eram de um tipo sal/pimenta que fascinavam.
Que a ciência nos traga algo que conserve a saúde física e mental do ser humano.

Bem-hajas, G.

Jinhos mil

Elvira Carvalho disse...

Eu que tenho cabelos brancos desde os 18 anos já sabia que não era do envelhecimento.
Um abraço

Anónimo disse...

Para mim esta descoberta já chegou tarde, mas os cãs não incomodam.....