segunda-feira, 9 de março de 2009

A MAGIA DO NÚMERO CINCO


É o símbolo da união, harmonia e até da sorte. Cinco é um número especial. Na mitologia: os gregos consideram que a raça humana foi criada cinco vezes; na matemática: Pitágoras disse que era o símbolo da harmonia, pois é a soma do primeiro número par e o primeiro número ímpar; na simbologia: é o número da união, porque é a soma do elemento masculino céu (3) com o elemento feminino terra (2); do Homem: o corpo divide-se em cinco partes e tem cinco sentidos; da religião: o Islão considera que é o número da sorte e a quinta-feira é o dia protegido; da arquitectura: nas catedrais góticas, predominam elementos referentes ao número: estrelas de cinco pontas, rosáceas de cinco pétalas e até a cruz (quatro rectas por oposição a um centro).

Comentário:

Como cá por casa o número cinco é um número imensas vezes repetido, e é também uma data em que pelo menos quatro membros da família celebram os seus aniversários (coincidência penso), achei interessante vasculhar pela net se o número tinha algum significado especial.

Claro que este significado especial, apenas se relaciona connosco em particular, mas mesmo assim partilho o que encontrei e que me deu ainda um pouco de mais alento.

Texto da Net

Foto da Net

GOLDFINGER



6 comentários:

Maria disse...

É curioso como de repente me lembrei de vários núcleos familiares que conheço e que somam... 5...

Tem um dia bom, Goldfinger.
Beijinho

gaivota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDOP GOLD, SEMPRE GOSTEI DO NÚMERO CINCO, ALIÁS SEM SABER A RAZÃO NÃO GOSTO DE NÚMEROS PARES... GOSTEI DA TUA PESQUISA... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

amigona avó e a neta princesa disse...

Que engraçado...cá em casa somos 6...tenho 6 cadelas...6 gatos...abraço..

Mare Liberum disse...

Deixo-te cinco beijos, cinco abraços, cinco palavras que me dizem muito: amigo presente, afável, generoso, solidário.

Bem-hajas!

gaivota disse...

não sei como 2 filhas... são 3 (TRÊS)... enganei-me!
vim corrigir! não vá cair mal a alguém que até saiba...........
então, deixco 5 beijinhos