terça-feira, 17 de março de 2009

UMA QUESTÃO DE FÉ!!!

Parece que se vislumbra uma saída para a crise mais cedo que o esperado... será?


A crise acaba este ano…

Ben Bernanke quebrou o silêncio para dizer aos norte-americanos que já vê sinais que anunciam tempos melhores. Mas admitiu que o mundo esteve à beira da bancarrota



Ben Bernanke no programa "60 minutos" da televisão CBS


A recessão nos EUA deverá terminar no final deste ano e a retoma começará já no próximo. A previsão é do presidente da Reserva Federal Americana (FED), Ben Bernanke, que ontem garantiu estar afastado o perigo de uma depressão igual à de 1929. Isto no mesmo dia em que o próprio FED anunciou que a produção industrial no país caiu para um mínimo de sete anos. "Veremos o fim da recessão provavelmente este ano e veremos a retoma no início do próximo ano. Ela vai acelerar com o tempo", declarou Bernanke ao programa "60 minutos", da televisão CBS.

Esta é a primeira vez em 20 anos que um presidente em exercício da FED, o banco central mais poderoso do mundo, concede entrevista a um canal de televisão, um sinal da gravidade da situação económica do país. Bernanke reconheceu que o desemprego vai continuar a degradar-se e a taxa de desemprego poderá ultrapassar os 8,1% previstos em Fevereiro, mas afirmou ver sinais que anunciam tempos melhores. "Penso que se conseguirmos estabilizar o sistema financeiro veremos um declínio menos rápido, antes de uma estabilização que vai servir de fundamento à retoma", insistiu Bernanke. Para o patrão do FED, o maior risco para a economia actualmente é "que não se tenha vontade política. Que não se tenha a vontade de resolver este problema e que se deixem as coisas seguirem o seu curso". Até porque, admitiu, o sistema financeiro mundial esteve à beira da bancarrota no Outono passado. "Foi uma situação muito perigosa", insistiu Bernanke.

Obama dá mais uma ajuda

O FED anunciou ontem que a produção industrial nos EUA baixou em Fevereiro pelo quarto mês consecutivo, recuando 1,4% face a Janeiro, e o Presidente Barack Obama anunciou um plano para reactivar o crédito destinado às pequenas empresas. O programa usará fundos retirados do pacote de estímulo fiscal de quase 790.000 milhões de dólares aprovado no mês passado.

Notícia do 24 Horas

Foto da Net




Não sei se ela dorme porque os sacos estão cheios... se os sacos estão cheios porque ela dorme... esta crise...



Comentário:

Haja alguém que nos venha injectar uma dose de esperança, porque as notícias diárias sobre a crise e o agravar da crise, reforçando a ideia de que as coisas ainda vão piorar mais, são constantes e mais que muitas.

Finalmente, alguém conceituado e devidamente credenciado para uma afirmação destas, serviu em bandeja televisiva uma dose de confiança que nos faz ainda acreditar que se o homem quiser, o mundo pula e avança…

Claro que cá por Portugal, as coisas não são bem como se passam na América, mas a verdade é que andava preocupado pois tenho visto o Governo Americano alinhar pelo mesmo teor de notícia pessimista.

Desta vez, alguém acredita que a recessão acabará no fim deste ano, embora admita e reconheça que o mundo esteve à beira da bancarrota.

HAJA ESPERANÇA! HAJA FÉ! HAJA CORAGEM!

Os portugueses, sempre tiveram fama de saber dar a volta às suas crises. Eu ainda acredito, mesmo desanimado.

GOLDFINGER


3 comentários:

Mare Liberum disse...

Haja Esperança! Haja Fé! Haja Coragem!

Concordo contigo, amigo. Apesar da crise, baixar os braços será uma hecatombe.

Jinhos mil

Bem-hajas!

Geo Schumacher disse...

Olá amigo! Que saudade! Desculpe o sumiço mas precisava de uma tempo para organizar meus pensamentos...venho aqui lhe agradecer o carinho e dizer que o Blog continua, e lhe agradecer todo o carinho e atenção, cá deste Brasil que tanto lhe admira...este mês é o aniversário do Blog, faz 2 anos...e neste tempo aprendi muito consigo e cultivei uma enorme amizade, pela qual sou muito grata, e que me fez permanecer neste mundo virtual...Obrigada pela constante presença e carinho!!! Espero que me perdoe o silêncio, mas cá estou falante novamente...

Beijos

gaivota disse...

sim, goldfinger, haja fé!, esperança! e coragem, muita corgem!!!
a senhora vendedeira do sítio da nazaré está mesmo a dormir... mas o cãozito toma conta das coisas! ainda por lá está!!!
beijinhos