O Pólo Norte vai transformar-se num mar aberto durante o verão no prazo de uma década, segundo exploradores que pesquisaram o Árctico durante três meses, percorrendo
O grupo Catlin Arctic Survey, liderado pelo explorador Pen Hadow, mediu a espessura do gelo na parte norte do Mar de Beaufort. Hadow descobriu que as camadas de gelo que se formam no Verão têm cerca de
"Com a maior parte da região coberta por gelo que se forma de um ano para o outro, está claramente mais vulnerável", disse Peter Wadhams, que integra o Polar Ocean Physics Group da Universidade de Cambridge e analisou os dados. "A área tem mais probabilidade de se tornar um mar aberto a cada verão, indicando a data potencial quando o gelo de verão do oceano tiver desaparecido completamente".
Wadhams afirma que os dados do Catlin Arctic Survey dão suporte a um novo consenso de que o Árctico não terá gelo de Verão em 20 anos.
Segundo a equipa de exploradores, a curto prazo, o derretimento traz alguns benefícios, como mais facilidade na navegação e maior acesso a reservas de petróleo e gás. Mas no longo prazo, a perda permanente do gelo pode acelerar o aquecimento global, mudar os padrões de ventos nos oceanos e na atmosfera e ter efeitos desconhecidos em ecossistemas devido ao aumento da acidez das águas.
MSN Notícias / Sentido das Letras
Fotos da Net
GOLDFINGER
2 comentários:
e assim estaremos num mar ainda mais imenso...
será assim que a natureza nos vai brindar?
beijinhos
QUERIDO AMIGO, QUEM FOR VIVO VERÁ OA MALIFÍCIOS POR CULPA DO HOMEM...AQBRAÇOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA
Enviar um comentário