quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DEPRESSÃO E VÍCIO DA NET ANDAM RELACIONADOS, DIZEM




Investigadores britânicos estabelecem relação entre depressão e vício da Internet

Psicólogos britânicos conseguiram traçar uma relação entre o uso excessivo de Internet e a depressão. De acordo com investigadores da Universidade de Leeds, as pessoas que estão sempre ligadas à Net são as que apresentam mais sintomas de depressão.


Num artigo publicado no Jornal de Psicopatologia, os investigadores concluíram que um grupo reduzido de pessoas que participaram no estudo e foram classificadas como “viciadas em Internet” estavam mais sujeitas a depressões do que as pessoas não-viciadas.

Para chegar aos resultados, os investigadores conduziram um inquérito junto de 1319 jovens e adultos, que responderam a perguntas acerca do tempo que passavam online e o que é que faziam quando estavam ligados. Paralelamente, fizeram aos inquiridos uma série de perguntas-padrão para aferirem a gravidade dos seus problemas de depressão, através do uso do Beck Depression Inventory.

O relatório, levado a cabo pelo Instituto de Ciências Psicológicas da universidade, concluiu que 18 por cento das pessoas que completaram o questionário - 1,4 por cento do total - eram viciadas em Internet.

“O nosso estudo indica que o uso excessivo de Internet está associado à depressão, mas aquilo que nós não sabemos é o que vem primeiro - as pessoas deprimidas procuram mais a Internet ou é a Internet que está a deprimir as pessoas?”, referiu ao “The Guardian” a responsável pelo estudo, Catriona Morrison.








“Aquilo que fica claro é que, para um reduzido número de pessoas, o uso excessivo da Internet pode ser um sinal de alarme para tendências depressivas”, acrescentou.

A idade dos inquiridos variou entre os 16 e os 51 anos, situando-se a idade média dos entrevistados nos 21.24 anos. A média de idades do grupo identificado como “viciados em Internet” é de 18.3 anos.

Comparando os sinais de depressão registados dentro deste grupo com um grupo semelhante, composto por pessoas com uma idade média igualmente situada nos 18.3 anos, os investigadores concluíram que o grupo de “viciados em Internet” tem uma maior percentagem de pessoas com depressões moderadas e graves.

Os mesmos investigadores concluíram também que os “viciados” gastam, proporcionalmente, mais tempo a navegar por sites com conteúdos sobre sexo e jogo e por redes sociais.

“O estudo reforça a especulação pública que postula que ficar muito agarrado a sites que substituem as funções sociais normais pode significar transtornos psicológicos como a depressão e o vício”, disse Morrison.

“Precisamos agora de clarificar os efeitos do uso excessivo de Internet na saúde mental”, concluiu a investigadora.

Este artigo de seis páginas agora publicado é o primeiro grande estudo ocidental a considerar a relação entre o vício da Internet e a depressão. Muitos dos ensaios anteriores foram levados a cabo na Ásia, refere o “The Guardian”.



PÚBLICO



Fotos da Net


GOLDFINGER



2 comentários:

gaivota disse...

interessante este estudo, será que se pode relacionar assim?
a net pode ser uam simples distração/ocupação de algumas "horas"!
até pode servir para descontrair e deixar que a "vida fique de fora..."
beijinhos

Isamar disse...

De facto a internet ocupa muito tempo a quem nela se vicia. É a família que fica para trás, são os amigos, os colegas de trabalho e esse isolamento não é benéfico. Não sei se a internet conduz à depressão, se a depressão conduz à internet mas, como tudo, a medida do bom senso é a mais adequada. Encontrá-la não é por vezes fácil.

O teu blogue é muito interessante, talvez um dos melhores que tenho visitado.
O meu afastamento deve-se a razões de ordem profissional, familiar e até pessoal mas está tudo bem. Os amigos não serão esquecidos.

Bem-hajas!

Beijinhos