sábado, 20 de fevereiro de 2010

É PRECISO ESTAR ATENTO






Armas do crime. Sabe o que os seus filhos andam a fazer na internet?

Já viu as fotos que os seus filhos têm nas redes sociais? Sabe com quem falam na net? Provavelmente não sabe. 84,1% dos pais pensam que os filhos estão a estudar na internet – quando afinal estão nos chats







Conselhos para os pais menos atentos

Controlo parental: accione o software de controlo parental e bloqueie sites ou conteúdos indesejados. O Windows tem estes programas por defeito e há mais na internet. Mas saiba que também há desbloqueadores fáceis de encontrar no Google. Verifique com regularidade se os filtros estão activos.

Conhecer: sabe o que o seu filho faz na internet ou pensa que sabe? Um estudo do Projecto EU Kids Online, de 2008, concluiu que os pais portugueses são os que menos conhecem o que os filhos fazem online. Quando dizem que estão a estudar é possível que estejam no YouTube. 84,1% dos pais acreditam, mas eles estão nos chats.

Ensinar: a máxima “não fales com desconhecidos” é velha mas continua a servir. Às vezes os miúdos não entendem que publicar fotos à porta de casa constitui um risco, por isso os pais devem dar essas dicas desde cedo. Não é proibir, é explicar porque não se deve dar o número de telemóvel.







Ficar alerta: mudanças súbitas no comportamento ou na aparência indiciam problemas e é provável que venham na internet. Às vezes é só uma fase, outras vezes é um homem de 25 anos que corteja uma adolescente de 13 e a incita a pintar os lábios de vermelho. Ou um caso sério de cyberbullying.

Falar: há pais que compram um computador para os filhos e nunca perguntam mais nada. Não seja um destes pais. Manter as linhas de comunicação abertas parece conversa de panfleto mas é importante.

Ver: quando se trata de crianças ou pré-adolescentes, os especialistas avisam que o computador deve estar na sala e não no quarto. Há poucos motivos para que um miúdo de dez anos exija privacidade total quando navega na internet. Ou então não se esqueça de ver os relatórios do controlo parental.
Limitar: tal como não é razoável deixar crianças ver cinco horas seguidas de televisão, também não é deixá-las usar a internet a tarde toda. É aconselhável negociar um limite diário de uso e garantir que é cumprido. Nenhum bem pode advir quando uma criança se senta horas a fio à frente de um computador.

Atenção aos telemóveis: não serve de muito proibir a internet se o seu filho tem um telemóvel com acesso ilimitado. Tudo o que se vê num computador está disponível através do telemóvel; ou da consola. Os filhos mentem e podem estar a contornar as suas regras sem que se aperceba.






Os riscos que eles correm... mesmo quando acham que não

Fotos roubadas: ser uma estrela do Hi5 pode ser muito atractivo, mas publicar fotos em biquíni ou com a língua de fora numa garrafa de vodka vai atrair as pessoas erradas. Essas fotos podem ir parar a sites de pornografia e suscitar a atenção de terceiros com tudo menos boas intenções.

Ser enganado: é o amigo da mãe que precisa do número de telemóvel, o rapaz engraçado que quer ir beber café, a miúda que tem uma consola novinha em folha para vender. A hipótese de ser enganado na net é tão alta que a regra deve ser desconfiar. Todos mentem na net.






Cyberbullying: o perfil era um sucesso, mas de repente começaram a chover comentários maus. Chamam nomes, ameaçam, insistem. A melhor maneira de lidar com isso é não responder, NUNCA. Alinhar no jogo só piora a situação, garantem os especialistas.

Cair em armadilha: escrever o nome da escola em que andam? Nem sequer o nome verdadeiro deve estar no Hi5 e no Facebook. O que impede alguém de esperar na porta da escola? Ou de saber tanta informação sobre uma criança que pode passar por seu tio na recepção?

Dar cabo do pc: ele tem um antivírus e mesmo assim aceita o pedido de amizade de um desconhecido no Facebook, que envia links estranhos? Cuidado também com os jogos do Facebook e os atalhos. Nunca se sabe o que vai entrar pela porta de trás do computador.







Ser humilhado: Enviar um MMS com fotos em roupa interior pode não ser boa ideia, mesmo que a paixão seja grande. No dia seguinte, essa foto pode estar no telemóvel de toda a gente na escola. E ir parar ao mural do teu pior inimigo no Facebook. Uma vez na internet, não há nada a fazer.


Pôr os pais em risco: se calhar o joão12 não tem 12 anos e não quer saber de ti para nada. Quer é saber quando é que os teus pais estão fora e se costumam dar a volta à chave quando vão passear o cão. Ou se têm dinheiro para te comprar uma PS3 e um iPhone pelos anos. Porquê? Talvez lhes façam uma visita.

Ana Rita Guerra/ionline

Fotos da Net

GOLDFINGER



Sem comentários: