sábado, 28 de fevereiro de 2009

105 ANOS DE GLORIOSO!

Rui Costa, um símbolo do clube


O Benfica nasceu em 28 de Fevereiro de 1904, sob a designação de Sport Lisboa ou se preferir, Grupo Sport Lisboa.
Teve como pioneiros uns quantos jovens oriundos do popular bairro de Belém, na sua grande maioria ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa.
No fundo, ocorreu a osmose grupo dos Catataus (
irmãos Rosa Rodrigues), que já alinhavam sob o nome simples e inexpressivo de Football Club, e a decadente Associação do Bem, constituída por ex-estudantes da Casa Pia de Lisboa, aliás ali bem pertinho e que fora criada para proteger e ajudar os ex-casapianos menos favorecidos pela sorte.
As carências iniciais foram muitas mas contou com a boa vontade das gentes do bairro.




Sport Lisboa e Benfica sempre!



Para o equipamento e escolha das camisolas encomendaram-se catálogos ingleses. Os modelos apresentados eram aos quadrados brancos e vermelhos.
Em 1905, passaram as camisolas a ser totalmente vermelhas, com colarinhos, aberturas e punhos brancos, os calções mantiveram-se brancos e as meias pretas.
Os novos equipamentos eram directamente adquiridos ao alfaiate Nunes, da Rua de Belém, os equipamentos em flanela e já com as cores actuais, ideia do major José da Cruz Viegas, e querendo significar alegria, vivacidade e colorido eram pagos pelos próprios jogadores.
Como símbolo foi adoptada a águia representando a elevação de propósitos, o espírito de iniciativa e a ânsia de chegar o mais alto possível.

É da fusão do Sport Lisboa e do Sport Club de Benfica que nasce o Sport Lisboa e Benfica, sancionada em Assembleia-geral de 13 de Setembro de 1908.

E assim nasceu o maior clube português e um dos maiores clubes do Mundo.

http://www.pluribus-unum.com



A acta foi elaborada pelo Cosmo Damião, que na euforia se esqueceu de assinar a mesma.




Conquistas

O Benfica ganhou 31 Campeonatos de Futebol no actual formato, 27 Taças de Portugal/Campeonatos de Portugal e 4 Supertaças de Portugal de Futebol — sendo assim o clube com mais vitórias no total das competições a nível nacional —, em comparação com o Porto, que ganhou 22, 17 e 15 e o Sporting, que ganhou 18, 18 e 6, respectivamente. Ganhou também duas Taças dos Campeões Europeus, ambas no início dos anos sessenta (1960/1961 e 1961/1962), a segunda delas com a ajuda do lendário Eusébio, um eterno símbolo benfiquista, que após o final da sua carreira se tornou um embaixador itinerante do Benfica e de Portugal.

Wikipédia








Este tributo já foi feito há uns anos mas vale a pena deixá-lo como homenagem!
PARABÉNS SLB!
GOLDFINGER

5 comentários:

Maria disse...

Parabéns ao SLB!
E SLB SEMPRE!!!

Beijinho, Goldfinger

Mare Liberum disse...

O Clube do nosso coração merece todas as homenagens que lhe queiramos fazer. Com todo o mérito.Desde menina que o acompanho.Ainda não havia o terceiro anel, no antigo estádio,mandado fazer pelo Sr. Fernando Martins, já o pai me levava a ver os grandes jogos. Nessa altura , eu não percebia ainda a diferença entre o Benfica e o Eusébio. Ele marcava tantos golos! Ele suava aquela camisola como hoje já poucos o fazem. Quero deixar aqui um grande abraço para o Bom Gigante Torres que entrou há muito no silêncio da memória mas que não Pode entrar no silêncio do esquecimento. Para o Toni, meu querido e grande benfiquista, para o Simões, o José Augusto, o Nené, o Coluna... e para o Ruizinho ( desculpa Rui, tratar-te-ei sempre assim) deixo um abraço e a minha gratidão.

Bem-hajas, Gold!

Jinhos

Branca disse...

OLá mano!

Bem, não era aqui que eu ia comentar ontem à noite quando adormeci de cansaço. Era mais no cão de água, mas pregaste-me uma partida, eheheh!
Isto não se faz a uma portuense!
Mas, está bem eu sou desportista e não me ligo muito ao futebol.
Não me esqueci do que me mandaste, está guardado para pôr lá no sítio onde deve estar, só não tive tempo de o fazer durante a semana.
Vou agora tratar disso logo que possa.
Obrigada por te lembrares.
Beijinho grande.
Branca

gaivota disse...

é assim mesmo!!!
há uns anos ainda andei nas festas de aniversário que se faziam no coliseu..
no ano passado o meu marido foi receber o emblema dos 50 anos de sócio, enfim!
hoje temos um grande jogo de hóquei em patins, juv viana vs slb
(até dá na rtp2...)
força meus meninos lindos, força benfica! para mim a juv viana é o principal adversário, não o porto...
parabéns benfica (eu sou do sporting, sempre!!!)
beijinhos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO AMIGO GOLD, VIVA SEMPRE O SLB DO MEU CORAÇÃO.
UM BOM FIM DE SEMABNA PARA TI MEU AMIGO E MUITOS BEIJINHOS,
FERNANDINHA