segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALERTA PARA TODO O TERRITÓRIO NACIONAL







Esperam-se dias de muito frio até à próxima quarta-feira

A Protecção Civil alerta para o rápido abaixamento das temperaturas previsto para os próximos dias, fenómeno que será particularmente acentuado durante a noite.

Para a madrugada de segunda-feira, as previsões apontam para temperaturas negativas em todo o interior das regiões Norte e Centro, sendo que também nos distritos de Évora e de Portalegre os termómetros devem chegar aos zeros graus.

Além das habituais recomendações quanto a agasalhos e particulares cuidados com as camadas mais débeis da população, especialmente idosos e crianças, a Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para os cuidados a ter com a condução de veículos, especialmente nas zonas mais abrigadas, onde haverá formação de gelo.

As temperaturas negativas atingirão sobretudo os distritos de Bragança e Vila Real, onde os termómetros devem baixar até aos cinco graus negativos, mas a vaga de frio será também sentida em algumas zonas dos distritos da Guarda e de Braga, com temperaturas de três e dois graus negativos, respectivamente.

Será, no entanto, nas temperaturas máximas que as populações sentirão as maiores diferenças nos próximos dias. Em zonas como Lisboa, os termómetros não devem chegar sequer aos dez graus, ou seja, cerca de metade das temperaturas que se têm registado nos últimos dias, enquanto os distritos de Évora e Viana do Castelo não passarão dos seis graus positivos. Segundo as previsões, apenas no litoral alentejano e no Algarve as temperaturas máximas para os próximos dias deverão ultrapassar os dez graus.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, a descida das temperaturas deveria acentuar-se a partir da última madrugada, situação que se manterá até quarta-feira, período em que o tempo vai estar seco, com o céu pouco nublado ou limpo.

DN Portugal


Foto da Net

GOLDFINGER

Sem comentários: