segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AUTOMÓVEIS ELECTRICOS, O FUTURO?





Renault/Nissan em Cacia emprega 200

Cacia foi escolhida para acolher a nova fábrica de baterias da aliança Renault/Nissan. O anúncio foi feito há poucos dias em Lisboa perante o primeiro-ministro, José Sócrates, que, por sua vez, também deu uma novidade: a entrada em funcionamento da rede de abastecimento dos carros eléctricos estará a funcionar em meados de 2011.

A nova fábrica, com vinte mil metros quadrados, vai criar 200 postos de trabalho directos, num investimento de 160 milhões de euros, anunciou Carlos Tavares, vice-presidente-executivo da Renault/Nissan.

A construção inicia-se no próximo ano, prevendo-se que esteja já a fornecer baterias para os carros eléctricos da aliança em 2012.







'Quando chegarem os próximos carros eléctricos de todos os fabricantes, Portugal estará em condições de oferecer aos consumidores, não apenas um preço competitivo, mas também uma rede nacional de carregamento', sublinhou José Sócrates, anunciando, assim, a antecipação da entrada em funcionamento da rede.

A Rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi.E) contará com 1330 postos por todo o País, o que colocará Portugal na 'linha da frente' destes projectos, ao tornar-se o 'primeiro País do Mundo a ter uma rede nacional de abastecimento aos carros eléctricos', afirmou o primeiro-ministro.








SETE MODELOS

A Renault/Nissan está a investir quatro mil milhões de euros no programa ‘Emissões O’, prevendo o lançamento de sete modelos, três já em 2011.

VANTAGENS FISCAIS

O Governo já anunciou incentivos fiscais para a compra de veículos eléctricos, de forma a motivar a sua utilização. Estes automóveis não fazem barulho nem poluem, destacou primeiro-ministro.

CARREGAMENTOS

A Rede para a Mobilidade Eléctrica terá pontos de carregamento lento (entre seis a oito horas, à noite) e rápido (20 a 30 minutos, durante o dia).

Correio da Manhã

Fotos da Net

GOLDFINGER




Sem comentários: