quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

MORREU A ACTRIZ COM ALMA DE POETA





Rosa Lobato de Faria desaparece aos 77 anos em Lisboa

Os lamentos surgem da televisão, literatura ou cinema. Elogiam-lhe a arte de contar histórias, o gosto pela conversa e a polivalência. Rosa Lobato de Faria deixa, aos 77 anos, um vazio no panorama cultural. Morreu vítima de uma grave anemia, após uma semana internada no Hospital Privado, em Lisboa.

Portugal conheceu-a nos anos 60 com a locução de programas na RTP. Integrou o elenco da primeira novela nacional, ‘Vila Faia’ (1982), e participou em outras como ‘Origens’ (1983) ou ‘Ninguém Como Tu’ (2005). Chegou até a escrever os argumentos de ‘Passerelle’ (1988) e ‘Telhados de Vidro’ (1994).

As marcas no pequeno ecrã estendem-se à comédia, seja com Herman José em ‘Humor de Perdição’ (1987) ou em outras produções como ‘Pisca--Pisca’ (1989). Sinal de que, além do rigor, sabia fazer rir.

Na literatura, à qual se dedicou a tempo inteiro nos últimos anos, dividiu a sua obra entre a poesia e o romance, tendo ganhado o Prémio Máximo da Literatura de 2000 com ‘O Prenúncio das Águas’ (1999). A sua vasta carreira inclui ainda a autoria de letras de canções, muitas das quais para festivais da canção, como ‘Amor de Água Fresca’ (1992) para Dina, ou ‘Chamar a Música’ (1994), cantada por Sara Tavares.

Já no cinema, às ordens de João Botelho, entrou em ‘Tráfico’ (1998) ou ‘A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos EUA’ (2003).

REACÇÕES

"Veio trabalhar comigo para ‘Humor de Perdição’ da RTP, com a mesma idade que tenho hoje: 55 anos. Conquistou--nos a todos. A escrita e a família eram as suas grandes paixões.": Herman José, Humorista

"Vai fazer muita falta. Era uma excelente escritora. Colaborou comigo muitos anos como professora universitária. Quando trabalhava, trabalhava mesmo. Era fascinante.": Tózé Martinho, Actor e argumentista

"É muito complicado, muito difícil pensar que morreu, porque era uma pessoa alegre e gostei imenso de trabalhar com ela. Tem dois ou três romances muito bons e a poesia.": Alice Vieira, Escritora

Correio da Manhã/Carla M. Ferreira/Rui P. Vieira

Foto da Net

GOLDFINGER



1 comentário:

São disse...

Acerca de Rosa Faria desejo-lhe o que desejo a Manuel Serra - e a quem parte - Luz e Paz.

A ti e aos teus, Tonico, desejo um excelente fim de xemana.