terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

OS PORTUGUESES SÃO ASSIM






Resposta maciça à falta de sangue

Dádivas dos últimos dois dias permitiram ultrapassar carências. IPS recolheu 3604 unidades até ontem, segunda-feira dia 15 de Fevereiro 2010

O apelo para a dádiva de sangue, feito pelo Ministério da Saúde - com urgência, porque as reservas estavam a esgotar-se - surtiu efeito. Nos últimos dois dias, o Instituto Português de Sangue colheu 3604 unidades, seis vezes mais do que a média diária.

Há poucos dias, o Ministério da Saúde lançou umapelo urgente para a dádiva de sangue, porque as reservas estavam a esgotar-se e, em parrticular na zona Sul do país, dariam apenas para dois dias. Diariamente eram feitas uma média de 970 colheitas, quando são necessárias 1030. Com as mini-férias do Carnaval a aproximarem-se o cenário apresentava-se muito grave. A população ouviu o apelo e acorreu em massa aos centros do IPS. Em apenas dois dias, apareceram mais de quatro mil dadores.

"O apelo surtiu um efeito fortíssimo, agora é continuar, porque é preciso sangue todos os dias", alertou Gabriel Olim, presidente do instituto. "O IPS precisa de 1200 pessoas a dar sangue todos os dias", reiterou Marília Morais, directora do Centro Regional de Sangue do Porto, acrescentando que "só o Porto, nestes dois dias colheu 800 unidades, o que é muitíssimo bom". Gabriel Olim insiste que "a prioridade absoluta é que nunca falte sangue".

Um país de dadores

Segundo a estatística, Portugal tem meio milhão de dadores, um número muito razoável. Pela Parte do IPS, o esforço, diz o seu presidente, é diário. "Em termos de meios, as nossas capacidades estão a ser utilizadas ao máximo", garante.

De facto, o IPS colhe 62% do sangue do país, e os hospitais (e são 24 os que fazem estas colheitas) colhem 38%, ainda que, "na globalidade apenas colham 60% das suas necessidades", revela o presidente Gabriel Olim.

Os direitos dos dadores

Uma das justificações dadas para que o sangue estivesse em risco de escassez absoluta foi o frio. Gabriel Olim sustenta essa tese. No entanto, há associações, como, por exemplo, a Associação de Dadores de Aveiro, que apontam o dedo ao facto de os dadores nem sempre serem respeitados. "Os equipamentos dos centros de saúde e dos hospitais não lêem os cartões dos dadores. Assim, o dador não volta", apontou Joaquim Carlos, daquele organismo.

Gabriel Olim confirma que os novos equipamentos, que lêem os cartões de utente, não lêem os cartões de dadores. "Obviamente que estamos a tentar inverter a situação", prometeu.

Confrontado, por último, com o facto de algumas pessoas não poderem dar sangue por serem homossexuais, Gabriel Olim remata simplesmente: "Nós gostaríamos que os homossexuais pudessem dar sangue. Será uma questão de tempo".

LEONOR PAIVA WATSON/Jornal de Notícias/

Foto da Net

GOLDFINGER




2 comentários:

gaivota disse...

sim, é verdade antónio, somos um povo sempre pronto a responder a estes apelos!
felizmente...
como noutros casos de tragédias, fora e dentro do nosso país, estamos presentes e damos cada um o que pode...
beijinhos

São disse...

De facto, que mais se pode dizer? somos como somos, para bem e para mal!

Abraço-te, Tonico